Fazia parte do planejamento básico da construção da ESAV a residência do Diretor, próxima a uma paineira e a uma gameleira, ou figueira, como também era conhecida, já existentes no terreno primitivo. Naturalmente havia pressa na construção, considerando a condição de Peter Henry Rolfs. Então, em 8 de março de 1922, foi colocada a estaca na esquina da edificação. Em 10 de julho, já estavam sendo abertas as fundações e, em seguida, ocorreu o lançamento da pedra fundamental. A obra foi concluída em 1925.
Inicialmente, construída como uma morada de dois pavimentos, para a residência do Diretor Peter Henry Rolfs, foi concluída antes do término do Prédio Principal, tendo o pé direito principal 4,50 e o porão 3,00 metros.
Sua planta media externamente 20,50 x 12 metros e seu pavimento principal tinha a seguinte distribuição: na frente, uma varanda de 6,50 x 4,35 metros e escritório com 4,35 x 4,50 metros; na ala direita, estão as salas de visita e jantar, medindo respectivamente 4,35 x 5,40 metros e 4,35 x 4,50 metros, copa, despensa e cozinha; no centro, um corredor de 2,00 metros de largura; na ala esquerda estão, além do escritório, três quartos de 4,35 x 4,00 metros e banheiro, com w.c. Todas as paredes deste pavimento se assentam sobre paredes correspondentes no subsolo, que tem, por conseguinte, a mesma divisão.
Após a saída de Rolfs, a edificação serviu por muitos anos como residência dos diretores da Esav, no primeiro andar, e de alojamento dos professores solteiros, no térreo.
Com a criação da UREMG, a sede e dormitório da Escola Superior de Ciências Domésticas, serviu de alojamento para as primeiras alunas, passou a ser conhecida também como sétima seção, uma vez que o Alojamento Masculino contava com seis seções. Já em 1964, finalmente o edifício passou a ser a Reitoria. Nesta última fase, foi suprimida a varanda externa de fundos na parte traseira superior e ampliada a construção, mantendo-se, porém, escrupulosamente, o feitio das fachadas, ampliando-se em duas janelas as laterais do Edifício. Comparando-se fotos antigas com atuais, percebem-se essas mudanças.