O Campus da Universidade Federal de Viçosa pode ser considerado um museu vivo, repleto de ambientes peculiares que, se bem expostos e delimitados, podem transformar-se em conhecimento para as pessoas que ali transitam, servindo até mesmo para atividades escolares que se propõem a complementar os conteúdos aprendidos. Dessa forma, o espaço pode ser utilizado de maneira que seja capaz de produzir benefícios a toda comunidade que circunda a Universidade além de proporcionar a instituição superior a consecução e consolidação de um novo papel: a de um agente ativo na transformação da sociedade em seu entorno.
Além disso, o Campus conta com uma boa infraestrutura para atender aos visitantes, funcionários, estudantes e toda comunidade urbana de Viçosa e alhures com diversas áreas verdes, estacionamento e uma relação muito íntima com a sociedade brasileira. Observando essa possibilidade, propõe-se inserir no Campus informações que ajudem as pessoas a se capacitarem e também levar o conhecimento aos mesmos nos vários aspectos do saber, com ênfase no patrimônio histórico e no processo de educação ambiental.
O projeto intitulado Vida e Memória foi idealizado pelo Núcleo de Estudos de Planejamento e Uso da Terra- DPS/NEPUT. Posteriormente, surgiu a parceria entre este e o Departamento de Informática – DPI/UFV, a fim de que o departamento ficasse encarregado de desenvolver o aplicativo e o site que seriam utilizados pelos usuários. Objetiva-se com a iniciativa despertar o interesse e melhorar a interação da comunidade com recursos ambientais e culturais preservados no Campus da UFV pela informação (pequenos identificadores com a presença de QRcode), além de enfocar a importância histórica e cultural.
Atualmente, a Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI/UFV, em parceria com o DPS/NEPUT, está desenvolvendo uma plataforma computacional que permite cadastrar Wikis sobre o espaço físico da UFV e identificá-las automaticamente com QRcode. Além disso, um aplicativo móvel do projeto está em desenvolvimento. O mesmo permitirá aos usuários escanearem QRcodes presentes em placas dispostas pelo campus e com isso, obterem informações históricas detalhadas sobre os locais. Os usuários conseguirão também por meio do aplicativo, localizarem no mapa da universidade e verem quais são os locais identificados com placas. Desta forma, poderão programar passeios culturais, traçando itinerários antes mesmo de chegarem ao campus.