Dendrologia/Fazenda do Xaxá

Conhecida como Fazenda do Xaxá, em razão do apelido de seu proprietário anterior, Alexandre Ferreira da Silva.  É a única edificação remanescente das fazendas adquiridas por ocasião da criação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Minas Gerais – ESAV – , na década de 20.

Inicialmente, foi utilizada como residências de professores como os Doutores Nello de Moura Rangel e Arlindo de Paula Gonçalves (Fundador do primeiro Curso de Engenharia Florestal do Brasil). Modificada em seu andar térreo, ainda mostra estilo próprio.

 A Fazenda do Xaxá, foi uma das primitivas fazendas remanescentes dos 10 terrenos adquiridos na época da construção da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais  – ESAV, inaugurada em 1926, hoje a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Situada no final da Avenida da Agronomia, nos primeiros anos funcionou com um dos escritórios e almoxarifado da construção, a seguir passou a ser residência de professores, sendo o professor Nello de Moura Rangel, professor de Veterinária, ali residindo até 1942, quando o curso de Medicina Veterinária foi transferido para Belo Horizonte. Em seguida, a residência passa a ser ocupada pelo Professor Arlindo de Paula Gonçalves, pioneiro na criação do Curso de  Engenharia Florestal, em Viçosa.

Em meados da década de 70, passa a ser ocupada pelo setor de Dendrologia, pertencente ao Departamento de Engenharia Florestal, sendo utilizado até os dias atuais.

A edificação passou por algumas reformas, restaurações e modificações, mas conserva o estilo próprio da época de sua construção.

Atualmente abriga a sede do Setor de Dendrologia do Departamento de Engenharia Florestal.