Residência onde morou, de 1926 a 1955, o Prof.º Diogo Alves de Mello, primeiro professor e chefe do Departamento de Agronomia da Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Minas Gerais – ESAV, que também ministrou a primeira aula na Instituição em 1927. É a última casa das dez construídas na década de 20.
A planta das dez casas construídas para os primeiros professores é a mesma, diferindo apenas algumas de outras, na disposição da varanda e em pequenos detalhes da fachada, sendo ainda de notar-se que, em duas delas devido ao declive do terreno em que foram construídas, se aproveitou metade do porão. A descrição básica das casas, trata-se de plantas ocupando a área de 135 metros. (9,0 x 15,0) e contém os seguintes compartimentos: varanda, salas de visitas e de jantar, quatro quartos, sendo um para empregada, dispondo este de instalação sanitária própria, banheiro, w.c. cozinha e dispensa. O pé direito é de 3,30, todos os quartos dispõem de lavatórios e, junto à porta de serviço, no exterior da casa, se acha o tanque para lavagem de roupas.
Atualmente, a edificação pertence ao Departamento de Agronomia, apoia as aulas de TCC do Curso de Agronomia e sedia a AgroPlan- Empresa Júnior de Agronomia .