Construído na época da inauguração da Instituição (1926) foi utilizado como alojamento masculino e atualmente feminino. Nos primeiros tempos o edifício contava com dormitórios propriamente ditos, salas de estudos, instalações sanitárias e em seu subsolo funcionava a cozinha e o restaurante da Instituição até o ano de 1964. Foi também denominado dormitório, internato e velho, ou, oficialmente, Edifício Bello Lisboa em homenagem a João Carlos Bello Lisboa, Diretor da ESAV.
Histórico
Originalmente, destinada à residência dos alunos, o prédio compreendia, além dos dormitórios propriamente, salas de estudo, instalações sanitárias, cozinha com suas dependências e o antigo refeitório.
No corpo central se encontram: um refeitório, reservado a professores, visitas, etc. Servido por uma copa e outras dependências, 8 quartos assoalhados, dois corredores de entrada, no fim de cada um dos quais se acha uma instalação sanitária, quatro salas ocupadas pela lavanderia mecânica.
Os 32 apartamentos do corpo central se acham agrupados em quatro seções de 8 apartamentos, quatro em cada pavimento. Uma escada externa dá entrada a cada uma das seções, servindo diretamente ao 1º pavimento e dando acesso á escada interna, para o 2º pavimento. Os apartamentos do corpo central são para 3 alunos e compreendem, também, um dormitório e uma sala de estudo. Cada uma das quatro seções é servida por duas instalações sanitárias, semelhantes às dos corpos extremos já descritas e localizadas: uma em cada pavimento.
Do porão foram aproveitados o corpo saliente posterior e a metade contígua do corpo central, onde funcionou o antigo refeitório até 1964, quando foi inaugurado o Refeitório Central da UFV.
Ocupa uma área de 79,00 x 14,70, excluídos os passeios, estando sua planta dividida em 2 corpos salientes e um reentrante central, medindo este 61,20 x 10,80 e aqueles 14,70 x 8,90. O corpo central, apresenta em cada fachada, 8 pequenos corpos salientes que concordam com a linha principal, por meio de ângulos de 45º. O alçada compreende 2 pavimentos de 4,30 e 3,90, bem como a metade do porão habitável, com o pé direito médio de 3,00.
As plantas dos dois pavimentos estão divididas em 40 apartamentos, 4 dos quatro dos quais localizados em cada um dos dois corpos extremos, e 32, no corpo central. Cada um dos 8 apartamentos dos 2 corpos extremos aloja 4 alunos e se compõe de um dormitório e uma sala de estudo. Em cada um dos dois corpos extremos há uma entrada central que serve aos dois apartamentos do 1º pavimento e dá acesso à escada para o 2º (pavimento), no qual se acham, em seguida à caixa de escada, duas instalações sanitárias, compostas de chuveiros para água quente e fria e w.c…, servindo aos quatro apartamentos de ambos os pavimentos.
Recapitulando, verifica-se que o dormitório se compõe de 124 dependências, exclusive a cozinha, que passa a ser descrita.